Relat rioDede3

951 palavras 4 páginas
FÍSICA EXPERIMENTAL (CCE0479 -1016)
Segunda-Feira – 7:50 h.

CIRCUITOS ELÉTRICOS II: POTÊNCIA

Demétrius Ferreira – 201301378811

Prof.: Wallace Robert

Cabo Frio 04/05/2015

1.TÍTULO: CIRCUITOS ELÉTRICOS II: POTÊNCIA

2.OBJETIVO: Avaliar a potência das lâmpadas através de seu brilho

3.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: Um circuito elétrico é um conjunto de elementos ou componentes, ligados numa dada sequência, formando um percurso ou caminho por onde vai passar a corrente elétrica. Os circuitos elétricos são geralmente constituídos por:

Fonte de energia - Fornece a energia necessária para que a corrente elétrica circule no circuito. Algumas fontes de energia elétrica produzem-na a partir de outra forma de energia (as pilhas transformam energia química em energia elétrica). Exemplos: Pilhas, baterias, dínamos, alternadores.

Aparelhos receptores - Transformam a energia elétrica que recebem, numa outra forma de energia. Exemplos: Aquecedores, secadores de cabelo, batedeiras, ventoinhas, lâmpadas, etc.

Fios de ligação - Estabelecem a ligação entre os vários elementos do circuito elétrico. São constituídos por fios condutores (que podem ser de cobre, por exemplo) envolvidos por um isolador (normalmente plástico). Exemplo de circuito Costumam também ser intercalados nos circuitos eléctricos, interruptores, isto é, dispositivos que abrem ou fecham o percurso por onde passa a corrente elétrica. Quando um interruptor está aberto (desligado), os aparelhos receptores associados estão desligados, e estarão ligados, quando o interruptor está fechado (ligado). Quando alguém acende o interruptor elétrico de uma sala ou aciona o botão de uma lanterna, está ajudando a completar o circuito. Assim, a corrente pode chegar às lâmpadas. Quando os interruptores são desligados, interrompem o circuito e a corrente deixa de fluir.

A fim de calcularmos a potência elétrica dissipada em um resistor podemos aplicar diferentes

Relacionados