Semin Rio Ag Ncia CSA

1684 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
COMUNICAÇÃO SOCIAL – PUBLICIDADE E PROPAGANDA

AGÊNCIA CSA

BUZZ MARKETING, MARKETING VIRAL E
MARKETING DE GUERRILHA

COMUNICAÇÃO INTEGRADA

SÃO PAULO
2014
BUZZ MARKETING

A tradução literal da palavra Buzz é zumbido, susurro, murmuro. Tendo em vista estes significados, o objetivo do Buzz Marketing é disseminar, da melhor maneira possível, ideias, novidades, conceitos etc. através do boca a boca, gerando notoriedade com a utilização de poucos recursos financeiro.
Na prática do Buzz Marketing, são utilizados formadores de opinião para espalhar a informação ou notícia. Ou seja, a divulgação é planejada e os alvos são estrategicamente escolhidos. Por exemplo, para espalhar uma novidade, uma grife de maquiagens pode pesquisar blogues famosos que falem sobre beleza, estética e maquiagem, entrar em contato com os (as) blogueiros (as) e divulgar seus produtos lá. Inclusive, oferecer amostras do produto para que eles (as) experimentem e depois coloquem suas opiniões nos posts.

VANTAGENS DO BUZZ:
Philip Kotler, em entrevista à HSM Management (nº69), diz que é cada vez mais difícil conseguirmos a atenção das pessoas, e que um dos maiores desafios dos gestores de marketing, atualmente, é “comprovar o retorno do investimento: qual a eficácia de um comercial de 30 segundos?”
E da MALA DIRETA? Também ficou mais complicado nos diferenciarmos daqueles que copiam nossos produtos. “Há uma crescente ‘comoditização’ da oferta e, por isso mesmo, o cliente decide pelo preço.”
Na mesma entrevista, quando é questionado sobre qual é a ideia de marketing mais atraente dos últimos tempos, Kotler responde: “Gosto do buzz marketing [sic], que é a recomendação boca a boca”. Não que isso seja novo em si: vem de tempos imemoriais, quando a serpente disse a Eva que comesse a maçã e ela, por sua vez, sugeriu o mesmo a Adão. A novidade é que agora se trata de uma prática organizada. A Procter & Gamble, por exemplo, oferece amostras grátis de seusnovos

Relacionados

  • 1 CONCEITO DE JURISDIÇÃO
    9242 palavras | 37 páginas
  • F52f6e82 5c44 42f1 8856 4c18a2c203a9 1
    181348 palavras | 726 páginas