Semicondutores
DA
ELETRÔNICA
ELETRÔNICA
GERAL
Teoria dos semicondutores
Introdução:
Os semicondutores provocaram uma verdadeira revolução na tecnologia da eletrônica. Nenhum aparelho eletrônico atual, desde um simples relógio digital ao mais avançado dos computadores, seria possível sem os mesmos.
Nosso objetivo nesta aula não é estudar a física de semicondutores, pois é extremamente complexa, e esta será deixada para os físicos.
Conceitos básicos
Átomo ⇒ O átomo é menor parte da matéria que ainda conserva suas propriedades básicas. Podemos definir matéria como qualquer coisa que ocupa lugar no espaço e tem massa, pode ser sólida, liquida ou gasosa. Constituição ⇒ Os átomos de qualquer material existente no universo são constituídos basicamente pelas seguintes partículas.
Próton ⇒ Localizado no núcleo do átomo e que possui uma carga elétrica positiva.
Nêutron ⇒ Também localizado no núcleo, e que não possui carga elétrica.
Elétron ⇒ Partícula que se move em torno do núcleo, e que possui carga elétrica negativa.
Propriedades do átomo
O átomo é eletricamente neutro, pois o número de elétrons presentes em suas órbitas é igual ao número de prótons presentes em seu núcleo.
Estrutura atômica
Niels Bohr, imaginou o átomo como um núcleo rodeado por elétrons em sua órbita. Para tanto, Bohr fez as seguintes hipóteses:
Primeira ⇒ Os elétrons podem ocupar apenas certas órbitas especiais ao redor do núcleo, chamadas órbitas estacionárias.
Segunda ⇒ O equilíbrio dinâmico do átomo nos estados estacionários (isto é, quando os elétrons ocupam órbitas estacionárias) é governado pelas leis de Newton.
Terceira ⇒ O átomo pode passar de um estado estacionário a outro por emissão ou absorção de radiação eletromagnética.
Níveis de energia
Os elétrons giram em torno do núcleo descrevendo órbitas, ou camadas, cada camada possui um nível de energia. As órbitas possuem um raio bem definido em relação ao núcleo, aceitando um número máximo de elétrons. A última camada é chamada camada de valência é