Semicondutores e Supercondutores
Supercondutores
Semicondutores
Definição
Os semicondutores são substâncias cujos átomos possuem quatro elétrons na camada de valência (última camada). Os semicondutores não são bons nem maus condutores de eletricidade, na verdade a sua condutividade depende da temperatura a qual ele está submetido. Por exemplo, um cristal de silício se comporta como um isolante perfeito a temperatura de -273ºc. A medida que a temperatura vai aumentando, sua condutividade também aumenta.
Exemplos de
Semicondutores
O silício e o germânio são os semicondutores mais utilizados no mercado. Vamos tomar como exemplo o silício. Em estado sólido, ele é sempre ligado a quatro outros átomos de silício. Em cada ligação, são compartilhados dois elétrons.
Supercondutores
Definição
Supercondutores são materiais metálicos ou cerâmicos que conduzem eletricidade com praticamente nenhuma resistência.
Efeito Meissner
O efeito Meissner nos diz que quando submetemos um supercondutor a um campo magnético externo menor que Bc, as linhas do campo magnético são expelidas do material, ou seja, o campo magnético no interior do supercondutor é sempre nulo.
Exemplos e Aplicações
Nos aparelhos eletrônicos que funcionam à base de eletricidade, diminuindo o seu tamanho e o gasto de energia dos mesmos;
Nos fios supercondutores utilizados em computadores, permitindo que os chips sejam cada vez menores e mais rápidos no processamento de dados;
Em ímãs, permitindo que eles possam flutuar sobre a superfície de um material supercondutor. Esse fato possibilita a construção e operação dos chamados trens bala, os quais trafegam apenas flutuando sobre o trilho.
Pablo
Ramos
Marcos Vinicius
Paulo Henrique
Igor
Jhon Lennon