semi solidos
Considerações Gerais:
São quase sempre de uso dermatológico ou tópico.
Geralmente desenvolvidas para exercerem ação local quando aplicadas na pele ou membranas mucosas.
Apresentam a propriedade de adesão à superfície de aplicação durante um período razoável de tempo antes de serem removidas.
Reologia das formas semi-sólidas:
“A Reologia é o estudo científico das propriedades de deformação e fluxo da matéria.” (Amiji & Sandman, 2003). Os sólidos são classificados como sendo completamente resistentes à deformação, os líquidos como sendo menos resistentes e os gases como completamente não resistentes. Na área farmacêutica a reologia é aplicada principalmente para formas líquidas e semi-sólidas, pois exercem um papel importante no preparo e utilização das mesmas, como por exemplo, o processo de misturar ou fazer fluir substâncias, de envasá-las em recipientes, de vertê-las em um frasco ou de fazer sair de um tubo através de pressão. É empregada para descrever a consistência de diversos produtos, normalmente através da viscosidade e a elasticidade. Viscosidade é a medida de resistência para fluir ou espessamento e elasticidade refere-se à pegajosidade (aderência) ou estrutura. Os géis de carbopol, por exemplo, são viscoelásticos; quando em repouso eles mantêm a forma e se comportam como sólidos mas, com agitação, o gel irá se liquefazer e começar a fluir. Tensão de empuxe ou força de cisalha é a força realizada sobre um corpo para que ele flua. Com ela, está relacionado um gradiente de velocidade dependente da resistência interna da substância, a viscosidade, chamada de gradiente de cisalha, velocidade de cisalhamento ou velocidade de deformação.
Podem ter:
Comportamento plástico: não fluem em condições normais. Ex.: pomadas.
Comportamento pseudoplástico: a viscosidade diminui com o aumento da tensão de empuxe, se tornando mais fluido. Ex: creme.
Comportamento dilatante: a viscosidade aumenta com o