semelhanca entre vida financeira particular e de empresa
Sumario: 1. Introdução, 2.Como surgiu sociedade anônima, 3. Característica da sociedade anônima, 4. Tipos de sociedades anônimas. 5. Conclusão
1.Introducão
Falaremos qual a importância da sociedade anônima, porque de suas características de sociedades abertas e sociedades fechadas ao publico conforme o regramento da lei 6404/76.
2. Como surgiu sociedade anônima
Origem da sociedade por ações começou em 1409 em Genova na Italia quando criou uma instituição financeira chamada Casa de são Jorge, era um Banco isso se deu devido as grandes navegações das Companhias das Indias Orientais e Ocidentais em busca de especiarias, como eram viagens longas e corriam riscos da embarcação se perder e acabar perdendo também seus investimentos. A partir daí surgiu a necessidade de um investidor comum q não se dispunha de grandes recursos, mais que com grande numero de poucos investidores teriam um capital necessário uma vez q o rei ou o governo sozinhos não conseguiam bancar o empreendimento. Daí a ideia de dividir o investimento em pequenas partes (ações) para que dessa forma conseguisse o capital necessário para o investimento.
Aqui no Brasil a primeira instituição financeira de sociedade anonima foi o Banco do Brasil em 1808 que precisou de uma autorização de Dom Joao VI, esse tipo de sociedade por ações sempre precisou de autorização do governo (sociedade aberta) e a regulamentação (sociedade fechada).
3.Caracteristicas de sociedade anonima
Quando falamos de sociedades anônimas não são as sociedades que são anônimas, mais seus sócios são anônimos, o que faz ela ter esse nome é pelo fato de seus sócios não precisarem se identificar, não importa a característica desse sócio e sim seu capital.
Na sociedade de capital basta o investimento, o capital exerce maior importância societária, essa sociedade sempre será de característica empresarial, não importa qual e a atividade exercida, mais ela jamais