Semana da Arte Moderna
Os movimentos de vanguardas emergiram na Europa, nas duas primeiras décadas do século XX onde provocaram uma ruptura com a tradição cultural do século XIX. Foram extremamente radicais e influenciaram manifestações artísticas em todo mundo. As cinco principais correntes vanguardas são: Futurismo, Cubismo, Dadaísmo, Expressionismo e Surrealismo.
1.1 FUTURISMO
Foi o primeiro movimento merecedor da classificação de vanguarda, caracteriza-se pelo interesse ideológico na arte. Os adeptos do movimento rejeitam o moralismo e o passado, e suas obras baseavam-se fortemente na velocidade e nos desenvolvimentos tecnológicos no final do século XIX. Os primeiros futuristas também exaltavam a guerra e a violência, onde influenciou outros movimentos. O principal autor foi Umberto Boccini e o principal pintor foi Filippo Margaretti.
1.2 CUBISMO
Foi um movimento onde está ligado á formas geométricas, ou seja, á valorização. Na literatura á característica é a fragmentação da linguagem e a geometrização das palavras, onde formam imagens. O principal autor foi Pablo Picasso.
1.3 DADAISMO
Movimento que surgiu em 1916, no mesmo momento em que ocorria a primeira guerra mundial. O movimento constituiu em um grito de revolta contra o capitalismo burguês e o mundo em guerra e são contras as teorias. Os principais autores são Tristan Tzara e Hugo Ball. 1.4 EXPRESSIONISMO
Movimento que surgiu em 1905, onde tem como característica a herança do final do século 19, onde valoriza a expressão, que é a materialização criativa de imagens geradas no mundo interior do artista, ou seja, a expressão do artista. O principal artista foi Edvard Munch.
1.5 SURREALISMO
Movimento artístico literário nascido em Paris na década de 1920 tem com característica a liberação do inconsciente e a valorização do sonho. O principal autor é autor é Sigmund Freud.
2. SEMANA DA ARTE MODERNA
A semana da arte moderna ocorreu em São Paulo no ano de 1922, no