Semana 2 Biossegurança
Num ambiente trabalho os Técnico de segurança do Trabalho apresentar documentos sobre conceitos relevantes sobre segurança contra incêndio em Estabelecimentos Assistenciais, mas é apenas teórico. Somente a prática das diversas medidas de segurança contra incêndio como um sistema único de segurança prepara efetivamente os trabalhadores em situações de emergência de incêndio.
A melhoria das condições de segurança contra incêndio é obtida através de medidas de prevenção e de medidas de proteção:
Medidas de prevenção de incêndios são aquelas destinadas a minimizar os riscos de ocorrência de incêndios e compreendem, dentre outras: redução das fontes de ignição, arranjos e construções físicas normalizadas, conscientização e manutenção preventiva e corretiva dos sistemas, bem como a preparação para correta atuação caso ocorram, através de treinamento, reciclagem constante e realização de simulados.
Medidas de proteção contra incêndios são aquelas destinadas a minimizar os danos decorrentes de um incêndio, limitando seu crescimento, sua propagação para outros ambientes e propiciando condições de combate às chamas, sua extinção ou até sua auto extinção. Essas medidas subdividem-se em medidas de proteção passiva e medidas de proteção ativa:
RECURSOS MATERIAIS EXTINTORES DE INCÊNDIO Os Sistemas de proteção por extintor de incêndio são fundamentais para o combate aos princípios de incêndios. De acordo com a NBR 12693 (2010, p.3), os “Extintores de incêndio são utilizados como primeira linha de ataque contra incêndio de tamanho limitado. Eles são necessários mesmo que o local esteja equipado com chuveiros automáticos, hidrantes e mangueiras, ou outro sistema fixo de proteção”. Extintor de Água Pressurizada (AP) – 10 litros Este é o extintor mais indicado para o combate a principio de incêndio em materiais da classe A (madeira, papel, tecido, materiais sólidos em geral). Não deverá ser usado em hipótese alguma em materiais da classe C