Sem T Tulo4 1
ASSUNTO: TRATAMENTOS SUPERFICIAIS
TIPOS
MATERIAIS E EQUIPAMENTOS ENVOLVIDOS
EXEMPLOS NA METAL – MECANICA
IMPACTO AMBIENTAL
CURSO:MMI
TURMA: PTEC MMI
ALUNOS: VINICIUS, CRYSTEFAN, JOSIMAR E GABRIEL
TRATAMENTOS SUPERFICIAIS
Tratamentos superficiais são usados para melhorar as qualidades dos metais como alumínio, ligas de zinco e titânio e magnésio. O mais conhecido dos tratamentos de superfície é a anodização. Trata-se da manipulação das camadas de óxido naturais sobre os metais para produzir filmes mais espessos e duráveis na sua superfície externa.
Os tratamentos superficiais consistem no espalhamento de ligante asfáltico sobre a base de um pavimento, seguido da aplicação do agregado e compactação com rolo de pneus. Eles podem ser divididos em simples (uma camada de ligante e um agregado), duplos (duas camadas de cada) ou triplos (três camadas de cada).
A Petrobras Distribuidora realiza a aplicação de tratamentos superficiais simples, duplos ou triplos, utilizando caminhão especial que aplica simultaneamente a emulsão e os agregados, com controle preciso da dosagem dos produtos.
Este tratamento é indicado para pavimentos desgastados e trincados, após recuperações e reperfilamentos, contra reflexão de trincas, melhora no índice de conforto e revitalização de superfícies. As vantagens são a maior durabilidade, aderência superficial, redução do custo em relação, camada intermediária para capas de rolamento como selamento interfacial.
TIPOS DE TRATAMENTOS SUPERFICIAIS TS
De acordo com os números de camadas sucessivas de ligantes e agregados, podem ser: TSs – tratamento superficial simples; TSD – tratamento superficial duplo; TST – tratamento superficial triplo, como já ressaltado na introdução deste trabalho.
A Figura 1 mostra esquematicamente esses três tipos de revestimentos. Nos tratamentos múltiplos em geral a primeira camada é de agregados de tamanhos maiores e eles vão
5
diminuindo à medida que constituem nova