sem nome
Física
Thamirys Ramalho
3ºE
Nº 32
02.09.2013
Modelo Atônico
O modelo que se usa para representar o átomo. Atualmente, é o modelo da mecânica quântica, para definir a estrutura atômica.
O átomo se desenvolveu Por volta de 400 anos a.C. por filósofo grego Demócrito sugeriu que a matéria não é contínua, isto é, ela é feita de minúsculas partículas indivisíveis. Essas partículas foram chamadas de átomos O Filosofo acredita que todas as matéria resultam da combinação de átomos de quatro elementos: terra, ar, fogo e água.
Por Isso a tese de Demócrito foi rejeitada por um dos maiores filósofos de todos os tempos, o Aristóteles. Este fortaleceu o modelo de matéria contínua, ou seja,a matéria como "um inteiro". Ilustração do Modelo do Átomo:
Bibliografia: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/modelos-atomicos/modelos-atomicos-1.php
Os 4 Físicos e seus Modelos:
John Dalton
professor da universidade inglesa New College de Manchester, John Dalton foi o criador da primeira teoria atômica moderna na passagem do século XVIII para o século XIX.
Em 1803 Dalton publicou o trabalho Absorption of Gases by Water and Other Liquids nesta universidade ele conseguiu os princípios de seu modelo atômico. Em 1808, John Dalton propôs a teoria do modelo atômico, onde o átomo é uma minúscula esfera maciça, impenetrável, indestrutível, indivisível e sem carga. Todos os átomos de um mesmo elemento químico são idênticos. Seu modelo atômico foi chamado de modelo atômico da bola de bilhar.
Segundo Dalton:
Átomos de elementos diferentes possuem propriedades diferentes entre si;
Átomos de um mesmo elemento possuem propriedades iguais e de peso invariável;
Átomo é a menor porção da matéria, e são esferas maciças e indivisíveis;
Nas reações químicas, os átomos permanecem inalterados;
Na formação dos