Seleção
Conceito
(CENZO & ROBBINS, 1996) Seleção é o processo de escolher o melhor candidato para o cargo.
(CHIAVENATO, 1994) Seleção é um processo decisório baseado em dados confiáveis para agregar talentos e competências capazes de contribuir no longo prazo para o sucesso da organização.
Políticas de Seleção
Vamos agregar talentos á empresa que façam o diferencial neste mercado competitivo de saúde e bem-estar. Com isso nossa produtividade será maximizada com base na criatividade, inovação e adequação ás novas exigências do mercado.
Para isso, eles passaram pela primeira etapa da seleção que é a triagem. É apartir desta que faremos a escolha dos profissionais que mais se enquadram no perfil do cargo. Trabalharemos com três tipos de processos de seleção:
a) Colocação: Que ocorre quando existe apenas um candidato para uma vaga, sendo necessário efetiva-lo sem qualquer descarte;
b) Seleção: existem vários candidatos para uma mesma vaga. Assim, analisa-se o candidato fazendo um paralelo entre seu perfil exigido pelo cargo para, a partir dessa análise, decidir qual o melhor candidato a ser escolhido;
c) Classificação: existem vários candidatos para cada vaga e várias vagas para cada candidato.
Identificar é uma questão de sensibilidade no nosso ramo, pois trabalharemos com imagem e a auto-estima das pessoas. Por isso requer um razoável conhecimento da natureza humana e das repercussões que a tarefa impõe á pessoa que irá executá-la.
Entrevista de seleção.
A entrevista de seleção é um processo de comunicação entre duas ou mais pessoas que interagem entre si e no qual uma das partes está interessada em conhecer melhor a outra.
O selecionador irá aplicar e avaliar determinados estímulos para verificar as reações do entrevistador, com isto, será estabelecido as possíveis relações de causa e efeito ou verificar se comportamento diante de determinadas