Seis sigma
UMA FERRAMENTA DE GESTÃO
Esta ferramente foi desenvolvida pelos professores da Harvard Business School, Robert Kaplan e David Norton no ano de 1992 após perceber que as empresas desenvolviam todas as suas ações em função dos aspectos financeiros, se esquecendo da importância de outros itens para o sucesso na implantação da estratégia. A partir desta constatação, criou-se o BSC, que estabelece quatro perspectivas a serem levadas em consideração para o sucesso da estratégia:
Financeira
Cliente
Processos internos
Aprendizado e crescimento Esta ferramenta foi apresentada inicialmente como um modelo de avaliação e desempenho empresarial, porém a aplicação em empresas proporcionou seu desenvolvimento para uma metodologia de gestão estratégica equilibrando as dimensões financeiras e não financeiras de uma empresa permitindo ao administrador monitorar a organização com o balanceamento da visão financeira, operacional e com a visão de longo prazo proporcionando aos gerentes um instrumento que necessitam para ter sucesso competitivo.
Esta ferramente faz a integração das ações Estratégicas, Operacionais e Organizacionais, estabelecendo um processo estruturado para a criação de medidas adequada e objetiva em todos os níveis, possibilitando a integração entre os grupos de ações e garantindo o alinhamento de toda a organização.
Um exemplo de sucesso na implantalção da ferramente BSC (BALANCED SCORECARD) é a empresa Philips que implantou inicialmente esta forma de gestão no setor de recursos humanos, como forma de tornar claras as expectativas em relação aos executivos e também como instrumento de avaliação do desempenho individual. A implantação deu tão certo que hoje o BSC é utilizado por todas as unidades da Philips em 60 países.
Para a empresa Philips a implementação do BSC foi importante, pois estabeleceu um elo entre as estratégias dos negócios e as do setor de RH. Das quatro perspectivas básicas do BSC, a empresa