Seis sigma
A qualidade e a gestão são fatores correlacionados que influenciam diretamente no sucesso de uma empresa, e sendo assim, as organizações tem buscado implementar programas a fim de se manterem no mercado e se tornarem competitivas. Neste sentido, Montgomery afirma (2001, p.1):
Sabe-se que a qualidade deixou de ser um diferencial nas empresas e passou a ser uma obrigação, para isso as organizações têm utilizado e buscado muitas ferramentas e metodologia para lidar com essa realidade, porém compreendê-la e melhorá-la é um fator-chave para atingir o sucesso, crescimento e uma melhor posição de competitividade para a organização.
Entretanto, não há uma fórmula certa para o sucesso de uma gestão de qualidade, já que consiste em um processo que envolve características da própria empresa mais a adoção de métodos que auxilia a empresa a alcançar metas e agir conforme a sua filosofia. (PALADINI, 2007). Dessa forma, é essencial para o sucesso de uma empresa ter conhecimento das diversas metodologias existentes, para que assim, consiga adaptar a sua gestão de qualidade a um desses. Isso se mostra fundamental, já que a qualidade é um requisito mínimo de funcionamento da organização, além do que se bem definida faz com que a gestão da qualidade adote as ações e ferramentas fundamentais para otimização do processo e também, generalização da noção de perda. Um dos possíveis programas a serem implementados pela empresa é denominado projeto Seis Sigma, que tem se mostrado eficaz desde a década de 80.
1.1 Objetivo
O presente trabalho tem o objetivo de estudar a Gestão da Qualidade, com foco no avanço do método Seis Sigma. Objetiva também apresentar quais foram os elementos essenciais para a implementação com sucesso do projeto Seis Sigma na linha de usinagem de bielas leves na empresa ThyssenKrupp.
1.2 Estrutura do Trabalho
O trabalho será estruturado em capítulos. O primeiro capítulo introduz o tema,