seis sigma
É uma estratégia gerencial altamente quantitativa que possui como objetivo aumentar significativamente a lucratividade da empresa por meio da Otimização do Processo.
CONCEITO ESTATÍSTICO
VARIÂNCIA
Quanto maior a variância, mais espalhados estão os valores. Redução da variabilidade é a essência da metodologia Seis Sigma.
MENOR VARIAÇÃO POSSIBILITA:
Maior previsibilidade do Processo;
Menor desperdício e Retrabalho;
Menor custo operacional;
MÉTODO DE TRABALHO
A metodologia utilizada neste trabalho é uma pesquisa básica aplicada, participante com uma abordagem quantitativa e explicativa. O trabalho se desenvolve a partir da interação entre o pesquisador e especialistas do processo em estudo.
SELEÇÃO DO PROJETO
Para Snee (2002), o escopo de um projeto pode incluir redução de perdas, aumento de capacidade, diminuição de tempo ocioso, uso mais eficiente ou melhoria do rendimento da matéria prima. O projeto em questão tem como meta principal diminuir a variabilidade do processo atual além de reduzir o tempo de separação da polpa em alimentação, concentrado, rejeito final e rejeito rougher fazendo com que a mesma não perca massa no processo de divisão.
PROCESSO ATUAL
META
CONTROLE ESTATÍSTICO DO PROCESSO-CEP
O CEP é uma técnica estatística usada para controlar processos e reduzir variação. A redução da variação é um aspecto chave da qualidade. Em um processo há duas causas principais de variação – causas especiais ou assinaláveis e causas comuns ou aleatórias. Causas especiais de variação são causas não inerentes ao processo e podem ser facilmente identificadas. Elas têm uma magnitude relativamente grande e requerem algumas ações no sistema ou processo para eliminá-las. Desgaste de ferramentas, erros de medição, erros de cálculo, erros operacionais são exemplos de causas especiais. Causas comuns de variação afetam todos os produtos/serviços de um processo, elas são sempre inerentes ao processo. Exemplos de causas comuns podem incluir