Seis sigma
Trabalho sobre Seis Sigma
01 de Outubro / 2012
Introdução –
Este Manuscrito nos leva ao conhecimento de um método desenvolvido na década de 80 por Joseph Juran, chamado de Seis Sigma/Six Sigma, usado estrategicamente para aumento de lucro e produtividade industrial. Composto por algumas ferramentas de estatísticas e processos de Gestão industriais, os Seis Sigma é um processo que vem crescendo no século XXI e que vem sendo aplicado por muitas empresas.
Aplicado pela Motorola nos anos 80, com o objetivo de redução de falhas, aumento na lucratividade e principalmente por questão de sobrevivência, quando aplicado a Motorola teve resultados positivos, com base em benchmarking o Presidente da General Eletronics ( GE ) John Ewlch, aplicou na sua empresa e foi o melhor resultado que esse processo de melhoria empresarial apresentou deste do seu inicio até os dias hoje.
Esse período de adaptação de processos gerenciais e de melhoria nas empresas ocorre já uns 20 anos no mercado, conhecido como “ Revolução da Qualidade “, e empresas aprenderam a conviver com esses termos como : Total Quality Management ( TQM ), Melhoria Contínua, Just In Time ( JIT ), Kaizen, 5 s entre outros processos.
Através do método DMAIC entre outros processos do 6 Sigma/Six Sigma mostraremos como este processo gerencial pode ser útil na sua Empresa.
FERRAMENTAS UTILIZADAS NO 6 SIGMAS
Quality Function Deployment (QFD)– é utilizado para entender os pedidos dos consumidores. Basicamente, o QFD identifica os pedidos do consumidor e os avalia em uma escala numérica, com números mais altos correspondendo aos pedidos essenciais e números mais baixos correspondendo aos bons de ter na empresa. Então, várias opções de design são listadas e avaliadas em suas habilidades de atender as necessidades do consumidor. Cada opção de design vale um ponto e aquelas com altas pontuações se tornam soluções preferenciais.
QFD