sei lá
Universidade do Vale do Itajaí
Logística – 1º Período
Análise do Transporte Multimodal
Professor: Jefferson Bernardi
Equipe:
Bruna
Évani Pereira
Giovana Santos
Miriam Feo
Introdução:
Transporte Fluvial
Para abordarmos o transporte fluvial é essencial entendermos o que são e como funcionam as hidrovias, assim como, suas características e seus pontos positivos e negativos.
As hidrovias são caminhos pré-determinados para o tráfego aquático, e são freqüentemente utilizadas em países desenvolvidos no transporte de grandes volumes de mercadorias para longas distâncias, pois esse modal é o mais econômico e menos poluente em relação aos outros modais de transporte.
Porém, em contra partida, é também o modal mais lento, sendo freqüentemente utilizado para a movimentação de grandes volumes de cargas, como granéis, contêineres e matéria prima devido à capacidade de armazenamento ofereça nesse modal. É também o mais viável para rotas internacionais em importações e exportações de mercadorias e para o turismo, no caso dos transatlânticos.
Uma hidrovia requer a existência de infra-estruturar como portos, estaleiros, balizamentos, rebocadores/empurradores, barcaças e demanda de obras de drenagem, derrocamento, contenção de margens, fixação de bancos de areia, de painéis de fundo, etc., de modo a retificar e aprofundar o canal navegável e permitir o transporte seguro de cargas pelo seu leito.
O transporte fluvial é aquele que acontece em rios, canais e lagos artificiais, e essa alternativa é utilizada há vários anos e o desenvolvimento da engenharia proporcionou a construção de hidrovias em várias partes do planeta.
O homem sempre teve uma relação intima e intensa com os cursos fluviais. Nos primórdios da civilização, encontrou nos rios a água e os alimentos tão necessários a sua subsistência, e os caminhos que