Seguros multiriscos
No âmbito da disciplina de Teoria de Seguros foi-nos proposto explorar os Seguros Patrimoniais, seguro de incêndio e elementos da natureza. Começamos com uma breve introdução histórica dos mesmos, dando a noção do significado de Incêndio. Numa fase seguinte examinamos os seus riscos, classificando-os e quantificando-os.
Estudamos também as regras especiais de tarifa em que está inerente os seguros temporários, prémios, cálculos de prémios, fraccionamento de prémios e indemnizações.
Por ultimo abordamos o sinistro, em caso de concretização do risco qual o procedimento, o que se encontra abrangido pelo seguro e modo de pagamento das indemnizações.
Com este trabalho pretendemos compreender o funcionamento desta modalidade de seguro
Breve Encadeamento Histórico
Em 1666, um gigantesco incêndio deflagrou sobre a capital inglesa.
Durante quatro longos dias, Londres ficou completamente devastada, destruindo cerca de 13000 habitações, 89 igrejas e a catedral de S. Paulo. Devido a esta grande catástrofe, tornou-se necessário a criação de um seguro de incêndio. Um ano depois, é criado em Inglaterra o “Fire Office”, que funcionava como uma espécie de um serviço público para prevenção contra incêndio, que estava a cargo dos municípios. Por outro lado surgem também companhias de seguros com intuito de cobrir os riscos de incêndio.
Em 1684 surge em Londres a primeira companhia de seguros “contra incêndio de casas”. Ao longo dos anos foi surgindo cada vez mais a necessidade de criar e desenvolver um seguro de incêndio mais completo. A Fidelidade foi a primeira companhia a criar um seguro de incêndio aproximado aos existentes.
Incêndio
Definição:
De acordo com a actividade seguradora incêndio pode-se definir como o fogo que se propaga ou se desenvolve com intensidade que provoca a destruição de bens materiais, causando prejuízos ou danos.
Seguem da definição as seguintes observações:
Para que fica caracterizado