segurança
DETEC – departamento de tecnologia
título do projeto
Nome do aluno
Relatório do Projeto Conceitual ou de Melhoria de um Equipamento Agrícola
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA disciplina de Máquinas e equipamentos para agricultura
Prof. A.C. OLAVO
Panambi, Março de 2014
Plantadeiras
Para muitas pessoas, o ato de semear é sinônimo de plantar. Porém por definição, eles são bem diferentes. Semear é o ato de esparramar sementes pelo sulco de plantio. Já plantar é o ato de transferir mudas para a área onde essa planta deve ser cultivada.
-Semeadora é a máquina que semeia.
-Plantadora é a máquina que planta mudas
Operações ligadas ao ato de semear: A semeadora visa a distribuição uniforme das sementes ao longo do sulco de plantio e executa várias ações. A primeira operação realizada é a abertura do sulco de plantio. Esse sulco deve ser uniforme e ter a profundidade e espaçamento ideal, que possibilite a deposição da semente na melhor posição para sua germinação, emergência e desenvolvimento. Além da semente, o adubo também é distribuído pela semeadora. Porém, para evitar a queima das sementes pelo adubo, este deve ser depositado no fundo do sulco de plantio, a uma distância suficiente para evitar o contato entre eles. Normalmente, essa distância é de 3 cm. Após essa deposição, a semeadora é responsável por cobrir a semente, fechando o sulco de plantio e compactando-o levemente, evitando assim o ataque de pássaros e possibilitando a melhor germinação.
Densidade de semeadura: Definida como o número de plantas por unidade de área, tem papel importante no rendimento de uma lavoura, sendo que pequenas variações na densidade têm grande influência no rendimento final da lavoura. Sendo basicamente dependente de três fatores: cultivar, disponibilidade de água e de nutrientes.
Três tipos de engates quanto a frente de potência :