SEGURANÇA
A Segurança no trabalho consiste como um conjunto de medidas que são adotadas para minimizar os acidentes, doenças ocupacionais para proteger a integridade e a capacitação de trabalho do colaborador.
Dentro do conjunto de medidas são estudados diversos temas como:
- Segurança, higiene e medicina do trabalho.
- Prevenção e controle de riscos e maquinas.
- Equipamentos e instalações.
- Proteção do meio ambiente.
- Proteção contra incêndio e outros riscos.
A Segurança do trabalho é definida por normais me leis. Aqui no Brasil a legislação de segurança do trabalho compõe-se de normas regulamentadas, leis complementares.
Cada empresa precisa constituir uma equipe de segurança, pois é exigido por lei, fazendo assim a empresa se manter organizada, aumentando a empresa se manter a qualidade dos produtos.
O empreendedor deve adotar medidas preventivas como manter o local de trabalho organizado todo no seu devido lugar. Manter sempre os equipamentos usados alinhados e regulados sem riscos de imprevistos.
Os acidentes de trabalho são causados por atos inseguros que são os atos praticados pelo homem, geralmente consciente do que esta fazendo, exemplos como subir em banco sem proteção ao em vez de uma escada apropriada, ligar maquinas em tomadas com as mãos molhadas, tomar cuidados com utensílios como facas entre outros.
São causados também por condições inseguras que são condições de trabalho que oferece riscos e perigos ao trabalhador alguns exemplos como instalações elétricas com fios desencapados, maquinas em estados precários de manutenção.
Sendo assim se eliminado as condições inseguras e atos inseguros é possível reduzir os acidentes e as doenças ocupacionais, esse é o papel da segurança do trabalho.