Segurança e saúde ocupacional
A Análise de Risco do Trabalho trata-se de uma técnica de análise prévia de riscos. É uma visão geral do trabalho a ser executado, que permite a identificação dos riscos envolvidos em cada passo da tarefa, e ainda propicia condição para evitá-los ou conviver com eles em segurança. Por se tratar de uma técnica aplicável a todas as atividades, a técnica de Análise de Risco tem o propósito principal de promover e estimular o trabalho em equipe e a responsabilidade solidária.
É necessário todo um planejamento, antes da fase de execução, serão analisados os riscos potenciais seguindo no mínimo, as seguintes informações:
• -Descrição detalhada das etapas dentro de um serviço, operação ou atividade;
• Identificação dos riscos existentes em cada etapa;
• Medidas de segurança para a realização de todas as etapas dos serviços, no sentido de reduzir e/ou eliminar riscos existentes (técnicas de execução, equipamentos a serem utilizados, EPC, EPI, etc.);
• Número de profissionais necessários para a execução dos serviços com segurança
Criar rotinas na empresa fazendo o check list com objetivo de verificar os itens de segurança antes de iniciar as atividades, auxilia na prevenção dos acidentes e no planejamento das tarefas, enfocando os aspectos de segurança.
Este deve ser preenchido de acordo com as regras de Segurança do Trabalho. A Equipe só poderá iniciar a atividade, após realizar a identificação de todos os riscos, medidas de controle e após concluir o respectivo planejamento da atividade.
Consideram-se riscos ocupacionais, todos os agentes existentes nos ambientes de trabalho, capazes de causar danos à saúde do empregado, estes também podem ser perigosos.
Os Riscos podem ser considerados com capacidade de uma grandeza com potencial para causar lesões ou danos à saúde das pessoas. Os riscos podem ser eliminados ou controlados.
Perigo situação ou condição de risco com probabilidade de causar lesão física ou dano