Segurança e manutenção de laboratorio
Toda a vidraria deve estar perfeitamente limpa e livre de gordura, caso contrário os resultados não serão confiáveis. A calibração de instrumentos volumétricos baseia-se no princípio da densidade dos líquidos, a qual é dada por: d= m/v, logo v= m/d. Esse volume obtido é comparado com o volume aferido na pipeta. Através da relação entre a massa e o volume expressa na densidade, é possível conferir através da massa (pesando com uma balança) se o volume de líquido indicado na vidraria é verdadeiro
2. Objetivos
O experimento tem como finalidade, deixar o analista familiarizado com as vidrarias, calibração lavagem, equipamentos de laboratório, procedimentos de segurança e emergência, determinação de massa e calibração e aparelhos volumétricos e tratamento de dados obtidos durante as experiências.
3. Parte experimental
• Bureta – No inicio foi colocado água destilada em um béquer de 50 mL e foi conferida a temperatura. Após a aferição de temperatura foi colocada a água destilada em uma bureta preenchendo ate pouco acima do menisco, foi observado se tinha bolhas de ar e aguardamos 10 minutos e enquanto isso foi pesado um Erlenmeyer vazio. Houve a transferência 10 mL da água da bureta para o Erlenmeyer, e em seguida a pesagem do mesmo.
Anotações de peso, temperatura e volumes foram feitas durante todo o