Segurança e auditoria
A fase de planejamento ou pré-auditoria identifica os instrumentos indispensáveis à sua realização. Essa deve estabelecer:
■ Recursos necessários para a realização da auditoria;
■ Área de verificação;
■ Metodologias;
■ Objetivos de controle;
■ Procedimentos a serem adotados;
Além dos itens citados acima, um trabalho de pesquisa de fontes de informação sobre o objeto a ser auditado deve ser realizado. A equipe, nesta fase, deve reunir a maior quantidade possível de informações sobre a entidade auditada e o seu ambiente de informática. As principais fontes de informações que podem ser utilizadas são [DIAS, 2000]:
■ Relatórios de auditorias anteriores;
■ Base de dados;
■ Documentos ou páginas da entidade na internet;
2) A partir de que são estabelecidos os objetivos de controle ?
Os objetivos do controle são metas de controles a serem alcançadas ou efeitos negativos a serem evitados para cada tipo de transação, atividade ou função a ser fiscalizada. Tais objetivos para serem alcançados na prática, são traduzidos em diversos procedimentos de auditoria.
3) Como os objetivos de controle são detalhados ? Dê um exemplo.
São detalhados em diversos procedimentos de auditorias
Os procedimentos da auditoria englobam um conjunto de verificações e averiguações que permitem obter e analisar as informações necessárias à formulação da opinião do auditor. Em geral, são listas de pontos a serem verificados durante a auditoria.
Exemplo:Auditoria do Resultado
A auditoria do resultado tem como finalidades:
A. determinar se todas as receitas, custos e despesas atribuídos ao período estão devidamente comprovados e contabilizados;
B. determinar se todas as receitas, custos e despesas não atribuídos ao período ou que beneficiem exercícios futuros estão corretamente diferidos.
C. determinar se os custos e despesas estão corretamente contrapostos as receitas devidas,
D. determinar se as receitas, custos e