Segurança turística
9 Gestão de pessoas
Objetivo Estudar e discutir a função da gestão de pessoas, sua concepção interdependências, interfaces, papéis e resultados na organização.
Conteúdo 9.1 Cultura Organizacional 9.2 Clima Organizacional 9.3 Hierarquia 9.4 Poder
9.1 Cultura Organizacional
Para falar de cultura organizacional, é necessário antes compreender a origem de uma organização. A base da administração empresarial é a organização que mediante a necessidade estabelece padrões de trabalho. Fatos comprovam historicamente a prática gerencial desde meados do ano 3.000 a.C., na civilização Suméria e da Mesopotâmia, onde os antigos Sumerianos necessitavam de uma melhor maneira de resolver as situações e solucionar seus problemas cotidianos e com isso padronizavam os cargos, falas e atitudes, surgindo assim as normas de condutas de uma maneira organizada, definindo a arte de Administrar. Os primeiros dirigentes da história são notados em organizações religiosas como a Igreja Católica Romana e as Organizações Militares. A Igreja Católica Romana ratifica o fator administrativo em todo o seu contexto formal e hierárquico, exercendo influencias e até mudanças nas condutas dos fiéis.
172
As organizações Militares, também usam desde sempre a hierarquia da estratégia, assim ao longo da história vão modificando e a adotando condutas estudadas conforme as necessidades, isso marca toda a sua evolução desde as ordens dos cavaleiros medievais até as forças armadas da contemporaneidade. Portanto uma organização é composta por pessoas e que as mesmas possuem sonhos e definem seus objetivos, estes podem ser tratados em conjunto com os objetivos empresariais. Um fato histórico mercantil que define a administração moderna é a Revolução Industrial que se iniciou no final do século XVIII e seus reflexos permanecem até os dias atuais, representado nas mudanças econômicas, sociais e políticas. A moderna administração surgiu em resposta a duas consequências provocadas pela