segurança trabalho
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Com os dados que foram levantados, iremos relatar nesse trabalho um gravíssimo acidente de trabalho que ocorreu em uma empresa responsável pela eletrificação de uma determinada área. Como base será usado o texto “Ordem Imprudente”.
O texto tem como contraste dois lados, o primeiro a infelicidade do mal acometido ao trabalhador e o outro, a demora na solução do caso.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Questões propostas:
2.2 Questão 1
2.2.1 A)
Observando o ocorrido no texto que foi lido, posso interpretar que houve várias falhas, ao meu ver a mais grave foi a do encarregado, no momento em que ele teve a atitude de remanejar seu colaborador para executar um serviço do qual ele não estava apto para executar, e o mais absurdo ainda é que tal colaborador nunca tinha desempenhado tal papel, e nem mesmo recebido o devido treinamento e tão pouco os EPI´s para sua segurança.
Desde o início tudo começou da forma errada, a falta dos EPI´s, o transporte do artefato (Clorato) que seria usado para provocar a explosão, a forma de como o colaborador estava manuseando o produto com um cabo de vassoura, e também de como ele entrou no buraco. Tudo isso gera maior risco e menor segurança, sem contar que o responsável pelos explosivos, não estava no local para fazer o devido acompanhamento.
2.2.2 B) A NR 19 que trata dos explosivos é bem clara quando delega a seguinte orientação: “19.1.3. No manuseio de explosivos, devem ser observadas as seguintes normas de segurança:
a) Pessoal devidamente treinado para tal finalidade; (119.013-0 / I4);
b) Na localidade onde haverá as aplicações indicadas deve haver pelo menos um supervisor, devidamente treinado para orientar ou exercer tal função; (119.014-8 / I4)”
c) Esse seria o primeiro passo para que se evitasse a explosão, uma vez que sem treinamento e