Segurança, Privacidade, Direitos e Questões éticas aplicadas aos sistemas de informação. Uso corporativo de aplicativos móveis.
DIREITOS
As questões éticas, sociais e políticas são responsáveis por definir e delimitar os direitos e deveres sobre a informação, a propriedade, a qualidade dos sistemas de informação, a qualidade de vida, a prestação de contas e o controle. A utilização das questões sociais e éticas por indivíduos orienta seu comportamento. A ética é parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano; referindo-se aos princípios de certo e errado usados pelos indivíduos que atuam como agentes de livre moral para fazer as escolhas que guiam sua conduta.
Figura : Relações entre questões éticas, sociais e políticas da era da informação (LAUDON & LAUDON, 2004).
O comportamento humano é orientado pelas questões éticas que são motivadas pelas tendências tecnológicas da era da informação, dentre elas destacam-se o uso indevido da informação visando aumentar velocidade de processamento dos computadores gerando assim maior dependência da humanidade aos sistemas computadorizados; a redução do custo de armazenamento de dados em função das dificuldades ou facilidades da manutenção de seus bancos de dados que armazenam de forma indiscriminada informações sobre os indivíduos; distribuição frequente e sem controle de dados e informações; e o aumento desordenado do acesso remoto aos dados pessoais através das redes computadorizadas e da internet.
A questão ética refere-se atualmente à aceitação dos custos, deveres e obrigações potenciais pelas decisões (responsabilidade), ao levantamento da responsabilidade por decisões e ações (prestação de contas), à recuperação de danos por parte dos indivíduos (obrigação de indenizar), e ao reconhecimento e entendimento das leis por autoridades pertinentes (processo legal). A responsabilidade indica que foi aceito os custos e