Segurança no Trabalho
DEPARTAMENTO DE AGROTECNOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: GESTÃO DE PESSOAS II (2013.2) – 60 H/A
PROFA. MS.C INÁCIA GIRLENE AMARAL
GRUPO/MEMBROS: Kelly Kalienne de Moura Melo Luan Ramilo de Freitas Lima
Segurança no Trabalho
A palestra de Segurança no Trabalho chamou atenção para o que normalmente não vimos como risco. A palestrante deu ênfase na prevenção desses riscos. Nos apresentou alguns conceitos sobre segurança de trabalho, tais como: o que é segurança de trabalho, como surgiu, qual a sua finalidade, quais são as ciências correlatas, sobre condições de trabalho, e os agentes causadores de prejuízo a saúde do trabalhador.
Iremos discorrer quais foram os nossos entendimentos sobre o assunto abordado, seguido as relações dos tópicos supracitados.
O que é segurança no trabalho?
Segurança do trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.
Como surgiu?
Foi despertada através de um livro publicado por George Bauer em 1956, onde mostrava que o trabalho poderia ocasionar doenças, e os acidentes causados no trabalho, teve como base a extração de mineraisargentíferos e auríferos, e a fundição da prata e do ouro. E no século XVIII, na Inglaterra, na Revolução Industrial, um empresário de uma fábrica têxtil, teve a preocupação com os seus operários e percebeu que eles não tinham nenhuma assistência médica, e contatou um médico com qual se responsabilizaria pela saúde dos seus operários. Daí por diante houve uma grande progressão dessa área em todo o mundo. No Brasil, a primeira lei contra acidentes surgiu em 1919, e impunha regulamentos prevencionistas ao setor ferroviário. E em 1966, foi instituída a Fundação Centro Nacional de Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho - FUNDACENTRO, por meio da Lei nº 5.161,