Segurança no trabalho
ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO NORMAL E PROFISSIONAL
APOSTILA DE HIGIENE DO TRABALHO
2º BIMESTRE
Profª Caroline
PORECATU-PR
2010
ALIMENTAÇÃO E O TRABALHO
Os refeitórios subsidiados pelas empresas no próprio local de trabalho são muito importantes, já que a alimentação dos trabalhadores de baixa renda é geralmente deficiente e inadequada.
Devido ao contexto socioeconômico em que estão inseridos, muitos trabalhadores chegam ao trabalho sem a refeição matinal e, nestes casos, o rendimento pode ser muito baixo, e o absenteísmo muito alto. Muitas empresas têm feito campanhas de melhoria na qualidade de vida, acompanhando e orientando aspectos importantes em programas de nutrição. Algumas delas fornecem café da manhã, jantar e lanche nos intervalos de trabalho. É proibido que refeições sejam feitas nos locais de trabalho, onde a presença de substâncias químicas e a falta de higiene tornam o local inadequado. Deve ser dada especial atenção a que os trabalhadores de turno realizem as refeições nas horas apropriadas. Para nos mantermos saudáveis, são necessários muitos fatores, como lugar adequado, boa higiene do ambiente de trabalho, alimentação saudável, água potável. Os cuidados com a higiene, a maneira como você come e o lugar em que faz suas refeições também são importantes para sua saúde física e mental.
PAT O programa de alimentação do trabalhador (PAT), incentivado pelo Governo, foi instituído pela lei nº6.321 (14/04/1976) e regulamentado pelo Decreto nº5 (14/01/1991), que priorizam o atendimento aos trabalhadores que ganham até 5 salários mínimos mensais. O PAT visa melhorar as condições nutricionais dos trabalhadores, com repercussões positivas para a qualidade de vida, redução de acidentes de trabalho e o aumento da produtividade.
PAT PARA O TRABALHADOR • Melhoria de suas condições nutricionais e de