Segurança no Trabalho
Erros no local de trabalho: equipamentos e ferramentas inadequadas ou mal conservadas, postos de trabalho mal projetados, ambiente sujos e ruidosos, posturas inadequadas, cargas excessivas e outros.
Trabalhadores: estresse, fadiga, monotonia, treinamento inadequado, conflitos entre colegas e chefes, sonolência.
Pontos críticos nas maquinas que podem gerar erros: geração e transmissão de movimentos: motor, engrenagens, correntes, são perigosos se estiverem expostos; Ponto de operação: operações como corte, estampagem, solda, moldagem, tintura, esse ponto é critico quando isso é feito manualmente; outros pontos moveis.
Explica toda a parte de como deve ser feito esse trabalho pagina 439
Prevenção de quedas: Evitar desnível do piso, ver se tem sinalizadores de níveis, objetos atrapalhando as passagens, fios elétricos, cabos ou outros objetos pelo caminho, pisos lisos, corrimão nas escadas para evitar quedas.
Planejamento da iluminação: muita luz solar deve ser evitada pois provoca perturbações visuais.
Iluminarias: Prestar a atenção nas luminárias, as iluminarias devem ficar atrás do trabalhador para evitar reflexos. As janelas devem ficar na alturas das mesas e maior na vertical para permitir maior entrada de luz; a distancia da janela ao posto de trabalho não pode ser superior ao dobro da altura da janela; vários focos de luz, proteger os focos com luminárias ou anteparos; cores claras nas paredes e tetos; a luz fluorescentes pois podem produzir uma imagem estática
Influencias climáticas no trabalho: as condições de temperatura influenciam no desempenho do trabalhador.
Ruidos: o uso dos protetores auriculares é indispensável
Vibrações: mtas vibrações prejudicam o trabalhador, equilíbrio, concentração e visão turva.
Agente químicos: poeiras, fumos, gases, vapores,