segurança no trabalho
Segurança do trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho.
A falta de segurança no trabalho ocasiona acidentes, e uma das classes afetadas diretamente é a dos profissionais da coleta de lixo, que estão expostos a vários riscos no decorrer de suas atividades. Essa profissão, quase sempre é desvalorizada e por isso não desperta a preocupação necessária em relação à segurança na qual o ofício exige.
Notadamente a falta de conscientização da população, em não armazenar adequadamente o lixo, bem como a manifestação do preconceito em relação aos profissionais da coleta, pode ocasionar riscos. Esses podem ser: físicos, químicos, mecânicos, ergonômicos, biológicos e sociais. Todavia, a exposição aos agentes biológicos faz com que o trabalho de coleta do lixo urbano seja considerado insalubre, sendo assim, os coletores de lixo têm direito ao adicional de insalubridade de grau máximo.
Outras situações nos quais esses profissionais são facilmente acometidos são: existência de agulhas de seringas, pedaços de vidros, espetinhos, odor fétido ao qual eles têm que suportar vindo dos lixos recolhidos. A atividade de recolhimento de lixo exige que os coletores corram, andem, carreguem peso possivelmente acima do seu limite, suportem chuvas, altas temperaturas, andem pendurados no caminhão, além de ficarem expostos aos ruídos externos do veículo coletor. No entanto, apesar da importância desses trabalhadores para a cidade, eles são pouco valorizados.
Diante deste contexto, esta pesquisa visa responder a seguinte questão: As condições de trabalho estão garantindo a preservação da saúde e integridade física dos profissionais da coleta de lixo de Boa Vista?
Se existe segurança no trabalho dos coletores de lixo de Boa Vista, esses profissionais poderão desenvolver suas atividades com menor