Segurança no trabalho em unidades armazenadoras de grãos
As unidades armazenadoras de grãos são construções indispensáveis para a produção agrícola, tanto em relação a valor que agrega ao produto, como a qualidade dos mesmos. Pois os grãos são colhidos em uma determinada época do ano, no entanto precisam ser armazenados por longos períodos, e para que eles permaneçam com suas características, mesmo após um longo período, são necessárias as unidades armazenadoras de grãos. Estas não só armazenam os grãos, como também processam os mesmos antes de armazenar para manter sua qualidade.
As unidades armazenadoras de grãos são construções complexas, de dimensões elevada e com equipamentos grandes. São formadas basicamente por moegas, poços e túneis, na parte civil, e máquinas de limpeza, secadores, transportadores e silos, na parte mecânica. Tanto a parte civil, como a parte mecânica, apresentam riscos a segurança e saúde dos trabalhadores.
Em qualquer que seja a situação, prevenir é sempre melhor do que remediar, ainda mais em se tratando de vidas humanas. Assim sendo, adotar medidas preventivas, para evitar que acidentes ocorram é a melhor atitude, tanto em questão de custo, pois o acidente gera gastos, como em relação a saúde do trabalhador, que dependendo da gravidade do acidente pode ser até fatal.
Fornecer informação aos trabalhadores é fundamental, pois muitos dos acidentes acontecem por falta de conhecimento do risco existente. Portanto é de grande valia transmitir as informações sobre os riscos aos quais os trabalhadores estão expostos, assim como qual a melhor maneira de se proceder em relação a estes. Para que desta forma o trabalhador não só aprenda como deve agir, mas também para que ele possa cobrar dos responsáveis as medidas que devem ser tomadas para a sua