Segurança no trabalho com eh
• O que é o serviço acompanhado:
a) Perfuração
A perfuração consiste em cravar a haste de perfuração com a hélice no terreno, por rotação, por meio de torque apropriado do equipamento para vencer a sua resistência. b) Concretagem
Alcançada a profundidade desejada, sempre determinada por processos estáticos em função das sondagens executadas no local da obra, a haste para de girar e o concreto é bombeado através do tubo central, preenchendo simultaneamente a cavidade deixada pela hélice, que é extraída do terreno sem girar por intermédio da ajuda do guindaste.
Estas características que o concreto deve apresentar visam atender as exigências de:
a) - concretagem executada por meio de bomba;
b) - boa trabalhabilidade do concreto
c) - adequada resistência a ser obtida quando do trabalho da estaca.
O preenchimento da estaca com concreto é normalmente executado até a superfície do terreno.
Procedimento
As operações de introdução do trado no solo (perfuração) e a concretagem ocorrem de maneira contínua e ininterrupta de tal sorte que as paredes onde se formará a estaca estão sempre suportadas; acima da ponta da hélice, pelo solo que se encontra entre as pás da hélice e abaixo da ponta da hélice, pelo concreto que esta sendo bombeado, sempre com pressão positiva, para evitar descontinuidade do fuste.
À medida que o trado vai sendo retirado do solo, um limpador mecânico remove o solo confinado entre as pás da hélice, e uma pá carregadeira remove esse solo para fora da área da execução da estaca para permitir a colocação da armadura.
c) Colocação da armadura no fuste
O método executivo da estaca hélice contínua exige a colocação da armadura após o término da concretagem do fuste da estaca.
A armadura, em forma de gaiola, é introduzida na estaca por gravidade sendo empurrada pelos operários ou com auxilio de um pilão de pequena carga ou de vibrador.
As estacas submetidas apenas a esforço de compreensão levam uma armadura no seu topo,