Segurança na Internet
ARAUJO, Luana de Carvalho2
RESUMO
PALAVRAS-CHAVE: Segurança. Internet. Web. Internautas.
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo desenvolver uma breve reflexão sobre o tema Segurança, com a delimitação da Segurança na Internet, e responder como é possível um proveito benéfico do meio cibernético com a manutenção da segurança do indivíduo. Para tanto foram buscadas contribuições na “Cartilha de Segurança para Internet” desenvolvida pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil.
DESENVOLVIMENTO
Segundo Bruce Scheneier, no artigo “The Psychology of Security”, segurança é uma percepção que ao mesmo tempo possui dois lados, um sentimento e uma realidade, que nem sempre são os mesmos e nem sempre estão corretos. Na Internet o falso sentimento de segurança é adquirido facilmente, visto que é um meio capaz de proporcionar diversas experiências positivas, pesquisas temáticas, compras online, trocas de mensagens, pagamentos de contas e acesso a muita informação. Entretanto, para aproveitar toda a gama de benefícios disponíveis na web alguns cuidados são essenciais. Os cuidados devem ser tomados a partir do pressuposto de que perigos não explícitos podem ser encontrados em qualquer tipo de website.
As pessoas tem que entender que a internet tem a disposição muitos sites, com conteúdo falso e pessoas mal-intencionadas, que estão a caça de informações pessoais, contas bancarias, RG, CPF e endereços para dar golpes em pessoas. (ROBERTO, João; 2010).
Informalmente muitas dicas para internautas são proliferadas, e após sofrerem algum tipo de ação prejudicial via internet, os indivíduos passam a tomar mais cuidado com e-mails suspeitos, sites de alta periculosidade e propagandas surrealistas. Com a crescente criminalidade cibernética os direitos a segurança se tornaram lei. Em abril deste ano entrou em vigor a chamada Lei Carolina Dieckmann acrescenta artigos ao Código Penal