Segurança na Construção Civil
Christian Raphael Schmidt
Marcelo Jorge Werner
Faculdade AVANTIS
Engenharia Civil – Metodologia Científica e Produção de Textos
27/11/14
RESUMO
Para que uma obra seja executada sem acidentes de trabalho, deve-se sempre aliar dois fatores: a conscientização dos funcionários envolvidos e o cumprimento das leis de trabalho.
A conscientização dos funcionários é um fator determinante no combate aos acidentes, que geralmente são ocasionados pela falta de uso de equipamentos de proteção individual e coletiva. Os trabalhadores podem ser conscientizados através de palestras, treinamentos, cartazes, avisos, e principalmente a fiscalização da dirigência da obra.
Palavras-chave: Conscientização. Proteção. Leis.
1 INTRODUÇÃO
A construção civil é um dos ramos mais antigos do mundo. Desde a época das cavernas até os dias de hoje, a indústria da construção passou por diversas transformações, seja na área de projetos ou de equipamentos.
Por conta da construção, já se perderam milhões de vidas, provocadas por acidentes de trabalho ou doenças, causadas principalmente, pela falta de controle do meio ambiente de trabalho e da orientação dos operários.
Muitos destes acidentes poderiam ser evitados se as empresas tivessem implementado programas de segurança e saúde no trabalho, além de fornecer um treinamento aos seus operários.
2 RISCOS AMBIENTAIS NA CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS
O programa de prevenção de riscos ambientais (P.P.R.A) tem como principais objetivos a identificação e antecipação de riscos ambientais do empreendimento, atuando de acordo com a norma brasileira NR18, e procurando minimizar os acidentes, garantindo a preservação da saúde dos trabalhadores.O planejamento deve consistir em um treinamento específico para cada função a ser executada pelo trabalhador, como cursos exigidos para trabalhos de alto risco, ex: operação de gruas, elevadores cremalheiras, trabalhos