SEGURANÇA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
ARQUITETURA E URBANISMO
SEGURANÇA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
UNIVERSIDADE DO CONTESTADO – UNC
ARQUITETURA E URBANISMO
PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO DE OBRAS
SEGURANÇA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
VERIDIANA DE MEDEIROS VIANA
CURITIBANOS
2014
PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO DE OBRAS
PROF - SILBERTO PROVESI
1
UNC – UNIVERSIDADE DO CONTESTADO
ARQUITETURA E URBANISMO
SEGURANÇA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
2
SEGURANÇA NA CONSTUÇÃO CIVIL
INTRODUÇÃO
A construção é um dos ramos mais antigos do mundo. Desde que o homem vivia em cavernas até os dias de hoje, a indústria da construção civil passou por um grande processo de transformação, seja na área de projetos, de equipamentos seja na área pessoal.
Em decorrência da construção tivemos a perda de milhões de vidas, provocadas por acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, causadas principalmente, pela falta de controle do meio ambiente de trabalho, do processo produtivo e da orientação dos operários.
O crescimento acentuado da construção civil, verificado nos últimos anos em todo o país, tem sido acompanhado pelo aumento do número de acidentes de trabalho e de mortes de operários, principalmente por soterramento, queda ou choque elétrico.
Muitos destes acidentes poderiam ser evitados se as empresas tivessem desenvolvido e implementado programas de segurança e saúde no trabalho, além de dar uma maior atenção à educação e treinamento de seus operários.
Estes programas visam a antecipação, avaliação e o controle de acidentes de trabalho e riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho. A forma de atuação é desenvolvida em função dos riscos levantados na fase de antecipação, dando-se prioridade às condições de trabalho que por experiência de obras similares, são previstos.
Na fase de execução da obra na qual é realizado o levantamento, reconhecimento e avaliação dos riscos, as medidas de proteção individual e coletiva, após analisadas,