Segurança Na Construção Civil
Curso: Bacharelado em Ciência e Tecnologia
Disciplina: Sistema de Gestão, Saúde e Segurança do Trabalho.
Professor: Marco Souza
Grupo:
Seminário de Segurança na Construção Civil
Mossoró
Julho 2014
INTRODUÇÃO
A indústria da construção civil passou e passa por um grande processo de transformação, seja na área de projetos, de equipamentos ou seja na área pessoal. A construção civil já causou a perda de milhares de vidas, provocadas por acidentes de trabalho e doenças ocupacionais e estes são causados pela falta de controle do meio ambiente de trabalho, do processo produtivo e pela má orientação dos operários. Para proteger as vidas dos trabalhadores, foi criada a Norma Regulamentadora 18 com o título: “Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção”. Essa norma tem como objetivo estabelecer diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente na Indústria da construção.
Estes objetivos são colocados em prática através do Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT). Este visa garantir o surgimento de programas consistentes de prevenção com perfeita integração entre dirigentes, empregados (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA) e profissionais da área, evitando assim a aquisição de pacotes pré-fabricados cuja única motivação seja atender a norma para evitar multas.
18.1. OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO É o item que define a norma e remete a NR 4 para a definição das atividades cobertas.
18.1.1. Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de