Segurança Higiene e Saúde
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
Saúde,
Aline Ramos
Genildo Nunes
Pedro Campos
Wilson Silva
Yanara Silva
1
Higiene
R.A 131916
R.A 131919
R.A 131902
R.A 122919
R.A 131918
&
Segurança
Prof°: Alexandre Schuster
Disciplina: Gestão de Equipes
3° Semestre do curso de Tecnologia em Logística
SÚMARIO
2
1. Introdução;
2. Preceitos Legais;
3. Normas Regulamentadoras (NRs);
3.1. CIPA;
3.2.PPRA;
3.3. PCMSO;
3.4. Mapa de Risco;
3.5. SESMT;
3.6. Ergonomia;
3.7. EPI ;
4. Estrutura Orgânica do Subsistema de HSMT;
5. Saúde no Trabalho;
6. Higiene e Medicina no Trabalho;
7. Segurança no trabalho;
8. Ginástica Laboral;
9. Conclusão;
10. Referências.
INTRODUÇÃO
3
Em toda a história da administração e da gestão dos negócios, nunca se falou tanto em saúde, segurança e qualidade de vida no trabalho como tem acontecido atualmente. Em função da competitividade das organizações e das influências provocadas pela globalização dos mercados, se passou a exigir cada dia mais produtividade, consequentemente ocasionou a necessidade de melhorias no ambiente de trabalho, gerando, contudo, uma preocupação muito evidente sobre qualidade de vida no trabalho.
A qualidade de vida no trabalho envolve diversos aspectos: satisfação com o trabalho executado, as possibilidades de futuro na organização, o reconhecimento pelos resultados alcançados, o salário percebido, os benefícios auferidos, o relacionamento humano dentro do grupo e da organização, o ambiente psicológico e físico de trabalho e a segurança e saúde do trabalhador, dentre outras necessidades humanas e ambientais. PRECEITOS LEGAIS
4
Do latim PRAECEPTUM é concebido como um comando ou proibição de realizar uma determinada ação ou omissão. A norma contém uma forma abstrata, ou seja, a descrição do fazer ou não fazer, e toma um comando em reação à conduta omissiva ou ofensa à conduta esperada.
PRECEITOS LEGAIS
5