TIPOS DE ENGENHARIA
A engenharia civil é a área onde se encontra o profissional da indústria da construção civil, sendo assim um engenheiro pleno na pratica de sua profissão. Esse profissional deve engenhar, planejar, traçar, etc. Com o uso da criatividade e aplicações da ciência e da tecnologia, construindo e modificando o meio em que vive.
De acordo com a Resolução nº 218 de 29/06/1973 do CONFEA (Concelho Federal de Engenharia Arquitetura e Agronomia), um engenheiro civil atua na projeção e supervisão das seguintes áreas especifica: construção civil; estruturas; estradas e transporte; hidráulica e saneamento; meio ambiente; geotécnica, entre outros.
ENGENHARIA DA CONSTRUÇÃO
A engenharia da construção é uma das mais amplas das especialidades. Os profissionais desta área atuam utilizando conhecimentos técnicos e gerenciais planejando cada parte de um projeto do inicio até o fim, determinando os materiais, equipamentos, e até o pessoal requerido. Os engenheiros desta modalidade aplicam seus conhecimentos e métodos de construção ligados ao principio de planejamento, organização, financiamento e gerenciamento para a construção de projetos públicos e privados.
Com frequência o engenheiro civil trabalha fazendo parceria com um gerente de projetos de construção, este é responsável por assegurar que o projeto seja concluído no tempo previsto e dentro do orçamento planejado.
ENGENHARIA DE ESTRUTURAS
Engenharia de estruturas é a área onde se encontra o engenheiro planejador de todos os tipos de edifícios e construções. Segundo Rebello (2000)... a ideia básica é que estrutura é um conjunto, um sistema, composto de elementos que se inter-relacionam para desempenhar uma função permanente ou não.
O engenheiro de estruturas trabalha fazendo parte de um grupo que inclui engenheiro mecânico, eletricistas, arquitetos, etc. Esses profissionais juntos atuam na edificação de prédios, pontes, represas, estádios, torre de transmissão e outras infinidades de projetos.