Segurança fizica
Barreiras
A segurança física utiliza um combinado de barreiras, cada uma com um propósito específico, o que inclui barreiras naturais e estruturais.
- Barreiras naturais: São acidentes do terreno que por sua disposição natural impedem ou dificultam o acesso ou o trânsito na área da empresa. Podem ser um rio, montanha, alagadiço, encosta ou outro acidente geográfico que seja de difícil transposição.
Observações:
- Rios e fossos
Seu valor como barreira está no grau de agravamento de suas margens e na violência de sua correnteza, impedindo que sejam transpostos com facilidade.
- Alagadiços
Seu valor reside no solo pouco firme, que dificulta e por vezes impede o movimento a pé.
- Montanhas
Podem ser visualizadas como barreiras dependendo da altura e do ângulo de inclinação de suas encostas.
- Barreiras estruturais: São obras, permanentes ou temporárias, realizadas na empresa, não necessariamente com a única finalidade de prover segurança. Podem ser cercaduras, portas, janelas ou a parede ou uma outra construção que sirva à função de deter a entrada não autorizada.
A criação de barreiras de proteção serve para:
1°) Prevenir a entrada de pessoas e veículos de forma indesejada.
2°) Prevenir saídas indesejadas.
3°) Definir zonas de isolamento para áreas sensíveis.
4°) Prevenir o acesso de pessoas a áreas restritas internas.
Instalar barreiras não significa que sempre será necessário instalar cercas ou outros obstáculos, uma vez que por vezes a natureza nos provê barreiras mais eficientes. Por exemplo, uma barreira natural poderá ser um rio, montanha ou outro terreno difícil de ser atravessado por pessoas ou veículos. Construções também devem ser consideradas, como por exemplo, uma parede externa de um prédio. É importante notar que barreiras raramente por si só impedem a intrusão. A segurança se dá com o seu uso integrado.
Cercaduras
É o tipo de barreira estrutural mais utilizado. Normalmente são construídas em uma única