Segurança em redes wi-fi
Contudo, por assimilação analógica, ao longo dos tempos, passou a designar[carece de fontes?] "uma quantidade de pontos (nós ou nodos), concretos ou abstratos, interligados por relações de vários tipos".
Mais modernamente, redes passaram também a ser utilizadas noutras actividades, como na navegação, na construção (actividades em que as redes são fundamentalmente mecanismos de segurança), no desporto, etc..
O conceito de rede foi entretanto para um vasto leque de disciplinas, que vão da sociologia (redes sociais) à informática (redes de computadores).
Na área da comunicação, foi Paul Baran quem classificou dois tipos fundamentais de redes, as Centralizadas e as Distribuidas. As Centralizadas definem uma estrutura que eleva um ponto(nó) a um grau de importância superior, sendo que é fundamental a sua presença para a ligação entre outros nós. Ou seja, se o nó central for eliminado afectará toda a rede. As Distribuidas são redes cuja estrutura forma uma "malha", os nós têm a mesma importância entre si, e para alcançar um deles existem vários caminhos possíveis. Isto significa que a eliminação de um ponto não afectará significativamente a estrutura da rede, ao contrário das centralizadas.
A palavra rede pode-se referir a vários assuntos, entre os quais:
• Rede de descanso - rede utilizada por seres humanos para descanso
• Rede de drenagem - rede para escoamento da água, nas cidades e nas bacias hidrográficas
• Rede de pesca - rede utilizada por seres humanos para pesca
• Rede neuronal - sistema computacional
• Rede social - relação entre os seres humanos
• Rede de área metropolitana - rede de