Segurança em Laboratório
LORENA
CURSO: AUXILIAR DE LABORATÓRIO QUIMICO
TURMA: 43367
LAURO DE FREITAS
2013
MANUAL DE SEGURANÇA EM LABORATÓRIO QUIMICO
INTRODUÇÃO
O laboratório é a parte mais importante dos estabelecimentos de ensino, institutos de pesquisa e indústrias. Pelo tipo de trabalho que neles são desenvolvidos são incontáveis os riscos de acidentes. Dados estatísticos provam que a maioria dos acidentes em laboratórios ocorre pela imperícia, negligência e até imprudência dos técnicos. Existe, portanto, necessidade premente de se estabelecer nas indústrias, laboratórios de ensino e de pesquisa, normas mais rígidas de segurança.
ESTOCAGEM E MANUSEIO
Muitos riscos potenciais são associados com a estocagem e manuseio de materiais usados em laboratório químico. Estes riscos sempre existirão, mas os acidentes podem ser eliminados por maior conhecimento das propriedades dos materiais estocados e manuseados: planejando procedimentos de segurança para estocagem e segurança e informando todas as pessoas que entrarão em contato com estes materiais dos riscos envolvidos e as medidas de segurança que devem ser tomadas.
O grande número de problemas de estocagem em laboratório químico deve-se à diversidade de produtos químicos que devem ser estocados. A estocagem descuidada associada com a falta de planejamento e controle é um convite para acidentes pessoais e danos materiais. Os produtos químicos que necessitam estocagem podem ser sólidos, líquidos e gasosos, pode estar contido em embalagens de papel, plástico, vidro ou metal que podem ser caixas, garrafas, cilindros ou tambores.
Para facilitar as considerações feitas anteriormente, os produtos químicos podem ser agrupados nas seguintes categorias gerais: Inflamáveis; Tóxicos; Explosivos; Agentes Oxidantes; Corrosivos; Gases Comprimidos; Produtos sensíveis à água; Produtos incompatíveis.
PRINCIPIOS BÁSICOS
As boas práticas de Laboratório exigem que cada líder, técnico de