Segurança do trabalho
• Serão aqui apresentadas algumas formas de dermatoses ocupacionais que podem aparecer na pele do indivíduo devido ao seu nocivo ambiente de trabalho, no qual o mesmo entra em contato com os fluidos de corte e outros derivados de óleo mineral. Também serão apresentadas algumas medidas preventivas contra as dermatoses. • As dermatoses ocupacionais, em muitos dos países em desenvolvimento, correspondem como o agravo mais comum para a saúde dos trabalhadores, sendo que as dermatoses são caracterizadas por alterações da pele, mucosas e anexos diretamente relacionados por agentes inerentes à atividade profissional do trabalhador. • O termo dermatose é amplo demais, pois envolve tudo o que possa ocorrer na pele da pessoa.
DERMATITE • A dermatite é considerada uma dermatose ocupacional proveniente do ambiente de trabalho da pessoa. • Esta doença não atinge somente a pele, mas também pode atingir cabelos, mucosas e unha. • A dermatite de contato ocorre na área de contato da pele do trabalhador com a substância nociva. • No Brasil, as dermatoses ocupacionais ocorrem em maior número na construção civil e segundo lugar nas indústrias metalúrgicas.
TIPOS DE DERMATITE DE CONTATO
Podem ser Irritativas ou Alérgicas.
IRRITATIVAS:
Na indústria metalúrgica, a maioria dos casos são dermatites irritativas causadas principalmente pelos óleos de cortes (óleos minerais).
Dentro das indústrias metalúrgicas ocorre um quadro clínico bem comum denominado de Elaioconiose, que acontece no osteofolicular, que nada mais é que o orifício por onde sai o pelo, sendo que o óleo ou a graxa acaba por penetrar nesta região, obstruindo, irritando e infectando a pele levando a formação de pequenas lesões que se aparentam com uma acne, por isso, também são conhecidas como erupções acneiformes.
Ressalta-se que estas erupções acneiformes podem ocorrer em várias partes do corpo, como mãos, no braço, na perna,