Segurança do trabalho
As ferramentas manuais são consideradas um prolongamento das mãos humanas, desempenhando um fantástico recurso aos movimentos no desempenho de suas atividades, em todos os ramos da vida.
1.1 Justificativa A execução das instalações elétricas, como de resto a realização de qualquer instalação ou montagem, depende muito do ferramental empregado e de como o mesmo é utilizado. Instrumentos e ferramentas adequadas ao serviço que se está realizando facilitam o trabalho e dão correção e segurança ao mesmo. Com ferramentas adequadas ao serviço, ganha-se tempo, executa-se a tarefa dentro do melhor padrão e despende-se menos energia. Descrevemos as principais ferramentas empregadas em trabalhos de eletricidade, seu uso correto e em que são mais empregadas.
2 PRINCIPAIS FERRAMENTAS UTILIZADAS NO COTIDIANO Residência: Tesoura, chave de fenda, alicate, martelo, chave fixa, furadeira, serrote, etc.
Construção Civil e Metalúrgica: Martelo, chave de fenda, chave fixa, chave estrela, chave allen, alicates, grifo, lima, serrote, ponteiro, formão, arco de serra, martelo, machadinha, marreta, punção, carriola, desempenadeira, cortador de piso, vídea, talhadeira, picareta, turquese, pá, etc.
3 ACIDENTES PROVOCADOS PELA UTILIZAÇÃO
INADEQUADA DE FERRAMENTAS MANUAIS
Geralmente estes acidentes são de pouca gravidade, por isso não é muito comum serem comunicados e receberem um tratamento adequado.
3.1 Os principais acidentes são:
Membros decepados, lesões nos olhos, quedas, dores musculares, lombalgias, contusões, torções, lacerações e etc.
4 MEDIDAS PREVENCIONISTAS
Vistoriar regularmente as ferramentas, antes do início do trabalho, escolher e usar as adequadas e encaminhar as defeituosas para manutenção;
Ao transportar um conjunto de ferramentas, utilizar uma caixa de ferramentas com alça, uma