Segurança do trabalho
Equipe de Química Orgânica do Depto. de Química do CCEN/UFPA
Um laboratório de química pode ser uma das áreas de trabalho mais perigosas, especialmente quando o laboratório não é tratado com respeito. Neste texto discutiremos os procedimentos de segurança que devem ser usados quando o tempo é insuficiente para buscar auxilio fora do laboratório.
É importante saber a localização das pessoas e equipamentos necessários quando um acidente de laboratório exigir assistência especializada. Os seguintes números de telefone devem ser acessíveis ao responsável pelo laboratório, de modo que possa ser acionado com rapidez, o auxilio preciso:
Ambulância: _______________
Bombeiros: ________________
Posto médico mais próximo: _____________
Hospital mais próximo: _____________
Médico mais próximo: _________________
A maioria dos seguintes equipamentos deve ser facilmente acessível no laboratório de química. É possível haver variações da lista em vista de regulamentos locais de segurança:
Cobertor antifogo
Extintor de incêndio
Lava-olhos
Chuveiro
Caixa de primeiros socorros
Lavatório para queimaduras de ácidos ou de álcalís.
É obrigatório que todos os acidentes de laboratório sejam comunicados à direção, quer tenham recebido tratamento especializado, quer não. Também é importante que a pessoa acidentada e remetida a tratamento especializado tenha um acompanhamento; no caso de a pessoa acidentada ter um desmaio o acidente pode ficar, com facilidade, muito mais grave.
Alguns venenos usuais e os sintomas que induzem
Âcidos e álcalís: Queimam e corroem os tecidos com que entram em contato e, em casos extremos, podem fazer um orifício na parede estomacal.
Alcool: Atua como enérgico depressor do sistema nervoso central.
Cianeto: A não ser em doses muito pequenas, provoca o colapso da vítima. A morte é rápida em consequência da paralisia respiratória. Pode ser ingerido ou absorvido por um ferimento ou