segurança do trabalho
O filme nos mostra como eram tratados os trabalhadores antes da revolução industrial, a forma que eram obrigados a trabalhar, as condições que eles tinham na época e ao que eram expostos durante o processo de produção.
O cenário era de bastante exploração e pobreza, e ainda muitos trabalhadores com a saúde debilitada devido a intoxicação, sem condições trabalho adequada. Mesmo com toda aquela exploração, os trabalhadores não tinham outra forma de sustento e mesmo sem querer eram obrigados a trabalhar na mineradora para alimentar sua família, as mulheres eram ainda mais exploradas, pois quando o dinheiro não dava elas se vendiam ou vendia as filhas para poderem se alimentar mostrando uma outra forma de exploração dos comerciantes da região.
Os trabalhadores até esboçaram fazer uma greve para reivindicar melhores condições de trabalho e melhores salários, porém sem sucesso, a empresa ameaçou despedi-los e contratar outras pessoas para o lugar deles, e com isso houve alguns conflitos, pois alguns trabalhadores queriam voltar ao trabalho com medo de perder seus empregos e alguns queriam continuar com a greve, pois sabiam que não iriam melhorar as condições de trabalho e nem os salários e continuaram com a greve quebrando alguns postos de trabalho da mineradora e entrando em conflito com os trabalhadores que retomaram as suas atividades ocasionando até morte no local de trabalho.
Após esse conflito a mineradora retoma suas atividades com uma melhoria salarial insignificante, porém as condições de trabalho continuam as mesmas e os desabamentos e mortes ainda são realidade no cotidiano dos trabalhadores.
O filme retrata a realidade vivida pelos patrões cheios de mordomias e conforto, com a realidade dos trabalhadores sem terem o que comer e sendo explorados pelos donos da mineradora.
Resenha Tempos Modernos
O filme é retratado durante a revolução industrial no início do século xx, quando houve um aumento do consumo pelas pessoas e com isso