segurança do trabalho
1. Objetivo
Fixar critérios para o registro, comunicação, estatística e análise de acidentes do trabalho, suas causas e conseqüências, aplicando-se a quaisquer atividades laborativas.
Esta Norma aplica-se a qualquer empresa, entidade ou estabelecimento interessado no estudo do acidentes do trabalho, suas causas e conseqüências.
Ex: Comparação da freqüência e/ou gravidade de acidentes entre empresas de um mesmo ramo ou filiais de uma mesma empresa;
Não indica medidas corretivas específicas, ou fazer referência a falhas ou aEsta Norma visa a identificação e registro de fatos fundamentais relacionados com os acidentes de trabalho, de modo a proporcionar meios de orientação aos esforços prevencionistas. meios de correção das condições ou circunstâncias que culminaram com o acidente.
O seu emprego não dispensa métodos mais completos de investigação (AAF –
Análise de Árvore de Falhas entre outros) e comunicação (CAT – Comunicação de Acidente do Trabalho).
NBR 14280 → Seguro Acidente do Trabalho 2. Definições
2.1 ACIDENTE DO TRABALHO ⇒ Ocorrência imprevista e indesejável, instantânea ou não, relacionada com o exercício do trabalho, que provoca lesão pessoal ou de que decorre risco próximo ou remoto dessa lesão; tempo provável A lesão pessoal inclui tanto lesões traumáticas e doenças, quanto efeitos prejudiciais mentais,
Nos períodos destinados à refeição ou descanso, ou por ocasião da satisfação de outrasO acidente inclui tanto ocorrências em relação a um momento determinado, quanto ocorrências ou exposições contínuas ou intermitentes, que só podem ser identificadas em termos de período de neurológicos ou sistêmicos, resultantes de exposições do trabalho. necessidades fisiológicas – no local de trabalho ou durante este – o empregado é considerado no exercício do trabalho.
2.2 ACIDENTE SEM LESÃO ⇒ É o acidente que não causa lesão pessoal;
2.3 ACIDENTE DE TRAJETO ⇒ Acidente sofrido pelo empregado