Segurança do Trabalho
O método PDCA fundamenta-se na Teoria da Administração Científica de Taylor (1903) e na Teoria Clássica da Administração de Fayol (1916). Enquanto Taylor privilegiava as tarefas deprodução da empresa, Fayol priorizava a estrutura da organização, e ambas teorias buscavam alcançar o mesmo objetivo, que era a maior produtividade do trabalho e a eficiência nas organizações, que deveriam ser implementadas de forma sequencial (Planejar-Executar-Verificar-Ajustar do inglês: PLAN - DO - CHECK - ACT) .
Estabelecer os objetivos e processos necessários para fornecer resultados de acordo com o resultado esperado
Implementar o plano, executar o processo, fazer o produto. Coletar dados para mapeamento e análise dos próximos passos "VERIFICAR" e "agir".
Estudar o resultado atual e compará-lo em relação aos resultados esperados para determinar quaisquer diferenças. Procurar por desvios na aplicação do plano e também olhar para a adequação e abrangência do plano permite a execução do próximo passo, ou seja, "AJUSTAR". Traçar dados pode fazer isso muito mais fácil para ver as tendências ao longo de vários ciclos de PDCA e assim converter os dados coletados em informação. Informação é o que você precisa para a próxima etapa "AJUSTAR".
Tomar ações corretivas sobre as diferenças significativas entre os resultados reais e planejados. Analisar as diferenças para determinar suas causas. Determinar onde aplicar as mudanças que incluem a melhoria do processo ou produto. Quando uma passagem por estes quatro passos não resultar na necessidade de alguma melhora, o método ao qual o PDCA é aplicado pode ser refinado com maiores detalhe na iteração seguinte do ciclo, ou a atenção deve ser colocada de uma forma diferente em alguma fase do processo.
Para Fayol, administrar é “prever,organizar, comandar, coordenar e controlar”. Em termos gerais, pode-se dizer que todas asdefinições dadas para o termo “administrar” dizem respeito a uma sequência de atividades a serem realizadas para que