Segurança do trabalho
As manutenções diárias são aquelas executadas pelo próprio operador, todos os dias, ao final da jornada de trabalho, independentemente de sua duração. Os principais itens que devem ser verificados são os seguintes : Filtro de ar: O filtro deve ser limpo uma ou mais vezes ao dia, dependendo das condições de trabalho. Para sua limpeza, deve-se utilizar gasolina pura sem óleo dois tempos, água e sabão ou ar comprimido de dentro para fora do filtro, caso o filtro esteja danificado, substitua-o imediatamente. Limpeza da tampa do pinhão: A tampa do pinhão deve ser retirada de modo a fazer a sua limpeza interna, bem como na região do pinhão, utilizando, para isso, um pincel ou uma estopa.
Sabre: para a execução da manutenção do sabre, deve-se seguir os seguintes procedimentos, 1º Limpeza dos orifícios de entrada do óleo lubrificante e canaleta do sabre; 2º Após cada afiação ou troca de corrente, virar o sabre de modo a evitar um desgaste unilateral.
Aletas do cilindro: Quando o bloco estiver coberto de serragem ou sujo, este aquecerá, podendo causar rachaduras e danificar a máquina. Por isso, este deverá ser limpo com um pincel.
Dispositivos de segurança: O funcionamento dos dispositivos de segurança da motosserra deve ser verificados diariamente, tais como, freio de corrente, proteção das mãos e trava do acelerador.
Cordão de arranque: O desgaste do cordão de arranque deve ser verificado, e, caso seja necessário, substituí-lo, evitando que o mesmo arrebente durante a jornada de trabalho.
Limpeza e reaperto de parafusos: Fazer uma limpeza geral na motosserra e verificar se é necessário algum reaperto em parafusos e porcas. Corrente: A corrente deve ser inspecionada e feita a sua afiação, bem como deve ser verificado o seu tencionamento.
Sistema de lubrificação: Deve-se verificar se o sistema de lubrificação está funcionando corretamente, bem como se o parafuso de regulagem de abertura do