Segurança do Trabalho
Demandas e componentes dos sistemas de segurança de dados.
Política de segurança.
Uma política de segurança é a expressão formal das regras pelas quais é fornecido o acesso aos recursos tecnológicos da organização. Uma política de segurança não é um documento definitivo, inalterável ou inquestionável, pelo contrário, requer constante atualização e participação de gerentes, usuários e equipe de TI.
Objetivo da política: proteção do conhecimento e da infraestrutura, a fim de atender os requisitos legais, viabilizar os serviços prestados e evitar ou reduzir os riscos e ameaças. Orientação e o estabelecimento de diretrizes para a proteção dos ativos de informação, prevenção de ameaças e a conscientização da responsabilidade dos funcionários. É conveniente que a gestão da segurança da informação esteja alinhada e em conjunto com os outros processos de gestão.
Princípios: integridade, confidencialidade e disponibilidade da informação.
Propósitos: informar aos usuários suas responsabilidades com relação à proteção da tecnologia e ao acesso à informação e oferecer um ponto de referência a partir do qual se possa adquirir, configurar e auditar sistemas computacionais e de redes.
Serviços de segurança computacional.
Um computador (ou sistema computacional) é dito seguro se este atende a três requisitos básicos relacionados aos recursos que o compõem: confidencialidade, integridade e disponibilidade.
A confidencialidade diz que a informação só está disponível para aqueles devidamente autorizados.
A integridade diz que a informação não é destruída ou corrompida e o sistema tem um desempenho correto.
A disponibilidade diz que os serviços/recursos do sistema estão disponíveis sempre que forem necessários.
A segurança está relacionada à necessidade de proteção contra o acesso ou manipulação, intencional ou não, de informações confidenciais e recursos, por elementos não autorizados, e a utilização não autorizada de recursos.
Gerenciamento