Analise granulometrica
Definição : É a distribuição, em porcentagem, dos diversos tamanhos de grãos. É a determinação das dimensões das partículas do agregado e de suas respectivas porcentagens de ocorrência.
Importância: Trata-se de uma característica de extrema importância na determinação das propriedades físicas de um solo, com aplicações práticas, entre outros, nos seguintes campos: Estudos de drenagem; Estudos de erosão; Adsorção de nutrientes e pesticidas.
Fração limite:
As respectivas medidas são consideradas pela norma ABNT de acordo com o tamanho encontrado pelos ensaios granulométricos:
*Matacão de 25 cm a 1 m;
*Pedra de 7,6 cm a 25 cm;
*Brita de 4,8 mm a 7,6cm;
*Areia grossa de 1,2 mm a 4,8 mm;
*Areia média de 0,3 mm a 1,20 mm;
*Areia fina de 0,05 mm a 0,3 mm;
*Silte de 0,005 mm a 0,05 mm;
*Argila inferior a 0,005 mm.
Procedimento experimental
Objetivo: Proceder a realização do ensaio de granulométrica através do peneiramento e sedimentação com a finalidade de obter a curva granulométrica de um agregado para determinar o tamanho das partículas presentes.O peso do material que passa em cada peneira,referido ao peso seco da amostra , é considerado como a porcentagem que passa , e representado graficamente em função da abertura da peneira.
Equipamentos: Os principais equipamentos e utensílios utilizados no ensaio, são:
◦ Balança;
◦ Estufa;
◦ Jogo de peneiras;
◦ Agitador de peneiras.
Ao final do experimento se obtém a curva granulométrica:
Conclusão:
Ao terminar este trabalho válido para a matéria de Geotecnia 1 ligado ao professor Leonardo , concluo sobre a análise granulométrica que se baseia na pesquisa das diversas dimensões das partículas do solo pelo método de peneiramento e sedimentação a fim de obter a curva granulométrica. É de total importância para qualquer construção a ser realizada, para