segurança do trabalho
ARETHA LIMA
CAIO BARBOSA
CAMILA BARROS
CLAUDIO SEAL
CRISTIANO TORRES
FERNANDO LIMA
WILLSEPPHEN MAX
Recife /PE
18 de janeiro de 2014
Sumário
1. APRESENTAÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo elaborar um plano de segurança do trabalho para minimizar os riscos existentes em uma empresa de fundição de alumínio. A empresa citada possui 55 funcionários envolvidos diretamente no setor de fundição de alumínio. Os trabalhadores estão expostos a riscos físicos, químicos e ergonômicos, entre eles: exposição ao calor, exposição ao ruído; exposição a produtos químicos, poeiras e fumos metálicos. Alguns sintomas como irritação dos olhos; dor de cabeça; suor em excesso; tosse seca; fadiga; fraqueza e alteração dermatológica podem surgir após a exposição aos riscos por tempo prolongado. A produção de alumínio constitui um ramo de atividade na qual os trabalhadores são expostos a numerosos agentes nocivos à saúde, classificada no grau de risco 04 – CNAE (NR 4). Este fato justifica a importância da elaboração de um plano de segurança com base nas Normas Regulamentadoras afim de eliminar os riscos de acidentes de trabalho.
2. OBJETIVOS
2.1. Geral
Reduzir o risco de doenças ocupacionais e de outros agravos decorrentes do processo produtivo na indústria de fundição de alumínio.
2.2. Específicos
Estabelecer políticas de segurança e desenvolver programas de educação e treinamento, para o controle e avaliação de exposição ocupacional as atividades relacionadas ao processo de fundição do alumínio;
Estabelecer o Serviço Especializado em Medicina e Segurança no Trabalho (SESMT) de acordo com a NR 4;
Determinar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) para reduzir os riscos de acidentes de trabalho seguindo as orientações da NR 6.
Estabelecer a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) conforme NR 5.